Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Monday, May 21, 2007

EXPLORANDO...

Nesta semana que passou, também uma de nossas tarefas foi desenvolvermos um Blog colaborativo, onde fomos desafiadas a conhecermos mapas on-line. Estive navegando e explorando mais detalhadamente o Google Earth, acrescentando em meus conhecimentos novas informações. O maior desafio está em diferenciar o Flagr, o Wikimapiae o Google earth.
Descobri outros mapas on line como o Kartoo, mapas sobre a previsão do tempo; acessei o site "moedas do mundo" e o de " localização geográfica do IBGE", são excelentes para pesquisa. Estou ainda a busca de outras referências de mapas on line.

DESENVOLVENDO . . .






Atualmente estou desenvolvendo o Seminário sobre Blogs e Flogs, a qual tive a oportunidade em visitar várias publicações de blogs e as diversas possibilidades de divulgação, entre elas: diário de bordo, trabalhos escolares, Rádio Web , blogs interativos, relato de experiências, tutoriais e outros . Acrescento uma colocação da professora Susana em que referenda: “Sobretudo, blogs são espaços de diálogo e troca. Eles promovem a formação de uma rede que interliga projetos, pessoas, conversas..” Que maravilha!!
Fiquei encantada também, com alguns trabalhos realizados por professores e sua publicação em rede, valorizando e mostrando o que está sendo realizado na área da educação.
Vejo que é um recurso pedagógico promissor, pois é atual e de fácil manuseio, possibilitando sua exploração.

Saturday, May 12, 2007

FELICITANDO...

Mãe...

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!"

(Mãe - Mário Quintana)



FELIZ DIA DAS MÃES!

Friday, May 11, 2007

DESTACANDO . . .


...Os Deficientes Mentais frente as Novas Tecnologias


Gostaria de destacar a importância da Informática Educativa e sua aplicabilidade para os deficientes mentais. E citar o uso do computador, pelas diversas vantagens na sua exploração e sua utilização na prática pedagógica com essas pessoas.
Temos experiências positivas quanto o uso da informática educativa no cotidiano escolar com os deficientes mentais e Portadores de necessidades Especiais..
A criança com deficiência mental, exige atenção "especial" e deve ser compreendida em sua situação, tratando-a com todos os direitos do ser humano na fase de seu desenvolvimento. É necessário entendermos que se trata de uma criança diferente, e isto exige que pais, educadores e a sociedade se entendam à sua diferença.
O computador deve ser visto como uma ferramenta cognitiva, para viabilizar descobertas e o desenvolvimento das habilidades.
Devemos entender que não podemos mais ignorar o uso do computador e as novas tecnologias do processo ensino-aprendizagem, pois o cidadão deste final de século está rodeado pela informática nas mais diversas situações do dia-a-dia. Cabe à educação trabalhar este instrumento, para que, desta forma, possa contribuir para a inclusão da criança, jovem e adulto de deficiência mental nesse contexto. Precisamos preparar o cidadão para cada vez mais conviver com a informatização, presente na sua rotina diária, usando-a de forma correta e o mais adequado possível.

Thursday, May 03, 2007

VIVENCIANDO... APLICANDO...

REFLETINDO...

Visitando sites, encontrei essa imagem onde apresenta detalhadamente o nosso
trabalho de exploração com Projeto de Aprendizagem. Achei conveniente publicar neste espaço para que possamos visualizar com mais clareza a proposta.

TRABALHANDO...


INVESTIGANDO... CONHECENDO ... APLICANDO...
INTERAGINDO... REFAZENDO...
Desta e muitas outras maneiras podemos definir o momento em que estamos vivênciando a prática na escola.

Powered by Blogger