Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Thursday, July 06, 2006

REGISTRANDO . . .

Atualmente estou lendo a apostila "Aprendizes do futuro: as inovações começaram". Cada dia leio e releio um pouco. Estou adorando a leitura. Podemos reforçar e nos instrumentalizar com vários assuntos que trabalhamos e desenvolvemos em nossas Capacitações aqui no NTE/Ijuí.
Neste momento estou tentando diferenciar Aprendizagem por Projetos de Ensino por Projetos. Acredito que já estou clareando... Estou realizando minhas anotações para posterior encaminhamento aqui no Blog. Vou continuar a leitura... e também, postar algumas contribuições no Projeto de Grupo. Porém, registrarei aqui algo sobre PA. De uma maneira mais simplificada, podemos dizer que trabalhar com projetos de aprendizagem é desenvolver uma proposta de ensino voltada à investigação com propósitos de fundamenta-la. É abrir espaços à questões voltadas ao interesse e necessidade dos envolvidos no processo de aprendizagem. Para que a aprendizagem se efetive, há a necessidade de primeiramente levantar dúvidas a respeito do que se pretende conhecer, ampliando o contexto na busca das respostas. As relações contextuais ao qual iremos realizar no decorrer da pesquisa, deve favorecer a descoberta de questões, não necessariamente as ligadas aos conteúdos programáticos, mas ajudar a abrir horizontes que venham compreender as relações interdisciplinares, deste modo, indo a busca de novos conhecimentos, construindo novas estruturas cognitivas. Os projetos de aprendizagem nos detém a um trabalho mais consistente, desafiando ao querer aprender, indo a busca do desconhecido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger