Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Saturday, July 29, 2006

AVALIANDO . . .

AVALIAÇÃO DO 1º MÊS DE CURSO
O curso de especialização em “Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem” para mim é de grande expectativa, pois trabalho na área da educação a anos. Sempre tive interesse pela informática. Fui pressionada a comprar um computador em casa para meus filhos e com isso me senti obrigada a fazer um curso de conhecimento básico para não ficar a margem do uso deste. Aos poucos fui explorando cada vez mais esse recurso. Houve a oportunidade em trabalhar no laboratório de Informática de minha escola e aceitei o desafio. Trabalhei 04 anos no laboratório e surgiu a oportunidade em trabalhar nessa área na formação continuada de professores, onde está sendo uma experiência muito gratificante, sentindo a necessidade de cada vez mais ir a busca de novos conhecimentos nessa área. Possuo uma especialização em Interdisciplinaridade, voltada para o uso da informática na educação com o tema da dissertação: “Informática Educativa: competências necessárias para um trabalho interdisciplinar” que tem me ajudado muito. As Tecnologias de Informação e Comunicação estão aí para conhecermos e fazer uso delas de forma educativa. Auxiliando como um recurso pedagógico de sala de aula.
O encaminhamento quanto aos Projetos de Aprendizagem foi de suspense. Meus conhecimentos sobre PA são de longos anos, porém sempre trazem uma certa insegurança em como fazer, como elaborar, como desenvolver. O encaminhamento dos elementos de um projeto, quanto a pergunta inicial, dúvidas temporárias e certezas provisórias não foram tão novas para mim, porém não trabalhava nessa perspectiva. Está sendo um desafio interiorizar essa prática. O inicio dos trabalhos no computador foi desafiador, pois trabalhamos em 4 pessoas por máquina. Quem iria digitar e organizar a idéias? Não houve constrangimento, nem impedimentos. Todas trabalharam, opinaram e se envolveram. As colegas Simone, Rosane e Eveline souberam interagir com maturidade. Para mim foi uma experiência nova e que deu certo. As vivências da etapa presencial e virtual de aprendizagem neste primeiro mês estão sendo muito importantes e significativas, pois considero essa forma de encaminhamento das aulas um alerta e também uma auto-avaliação ao uso da metodologia de trabalho que desenvolvemos como educadores em nossa prática de sala de aula. A etapa presencial, também foi muito importante, porque trouxe respostas a muitas dúvidas e veio acrescentar, dando continuidade a indicação bibliografias e textos, postadas no ambiente virtual do curso.

3 Comments:

At 5:38 PM, Blogger Verablog said...

Olá!
Estou gostando muito do curso, porém acontecem de vez em quando alguns inconveniencias no momento das postagens.Aprendi que devemos ter muita calma...

 
At 8:11 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá
Sou Aline a nova tutora da turma. Trabalhei com vocês na etapa presencial e agora assumi toda turma.
Estou aí pro que for preciso.
Estarei sempre acompanhando vocês, bisbliotando e postando nos blogs, wikis e fóruns.
Boa semana!

 
At 7:10 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Preciso que mantenha teu blog atualizado, assim posso acompanhar teu processo de aprendizagem mais de perto.

Boa semana!

Beijos
Aline

 

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger