Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Wednesday, August 09, 2006

TRABALHANDO . . .

Semana de 31.08 a 06.08 - Nesta semana trabalhei com certa tranqüilidade. Repassei todos os módulos, realizando as atividades proposta e realizando a leitura de textos complementares. Reli as opiniões postadas nos fóruns e percebi que um dos ambientes de maior postagem e participação está sendo o da aprendizagem. O assunto é de interesse e sempre preocupa ao educador, pois trabalhamos com pessoas e cada um possui sua caminhada e seu tempo na construção das estruturas cognitivas. Para que haja aprendizagem é necessária a assimilação de novos conhecimentos e a mudança de comportamento. Aprendemos no meio em que vivemos e fora dele. Aprendemos com quem convivemos no dia-a-dia (família, colegas, grupo social), principalmente na interação entre os sujeitos e o objeto da aprendizagem. Consideramos a escola a grande aliada na busca de novos conhecimentos, pois é nela que se desenvolve a aprendizagem formal, organizada e orientada. Os meios de comunicação hoje, possuem influência na mudança de comportamento das pessoas, principalmente a televisão e a Internet, onde as crianças e jovens são atraídos pela mídia e passam grande parte de seu tempo. Também, li textos referentes ao Método Clínico estudado por Piaget. Este método, possui como características principais: a observação ao comportamento espontâneo da criança: estar atento as suas atitudes, manifestações, procedimentos... ; elaboração de hipóteses e sua verificação por meio de um interrogatório: suposições que se realizam e que serão constatadas por meio do diálogo estabelecido entre os envolvidos na experimentação, buscando significações. O que se busca é a análise do conteúdo do pensamento infantil, daquilo que a criança não toma consciência e de que nunca fala, buscando entender os processos de raciocínio, de comportamento da criança e como se estrutura um dado conhecimento. Nesse método é importante que o experimentador seja o mais espontâneo possível em seu interrogatório para que a criança não se sinta coagida. Também conseguimos concluir nossa 2ª versão do Mapa Conceitual e nos sentimos muito felizes ao vê-lo pronto.

1 Comments:

At 1:35 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
É... estamos sempre preocupados em saber se os nossos alunos estão aprendendo. Precisamos estar sempre discutindo sobre a aprendizagem.
Logo comento o mapa de vocês.
Bom final de semana!
Beijos
Aline

 

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger