Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Tuesday, August 15, 2006

CONSTRUINDO . . .

Ainda, durante a semana que passou li o Texto: Tecnologia e práticas diversificadas - Repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender, do autor José Armando Valente. Este texto fala do estudo realizado por Piaget: a gênese e a evolução do conhecimento e as influências que os organismos sofrem do meio em que vivem.
São citados os autores das teorias sócio-interacionistas: Freire (1970), Vigotski (1991) e Wallon (1989), na qual defendem que o conhecimento é construído pelo sujeito em interação com o mundo dos objetos e das pessoas. Estudos indicam que a construção está relacionada com a qualidade da interação. As informações espontâneas não são suficientes para gerar conhecimento. Necessitam de auxílio de indivíduos mais experientes, que possam facilitar o processamento da informação ou a sua organização.
A compreensão de conceitos está no grau de interação que o aprendiz irá ter.
Há diferença entre fazer com sucessos e compreender o que foi feito, chamado de “compreensão conceitualizada”. A criança pode fazer uma determinada tarefa, mas não compreender como ela foi realizada, nem estar atenta aos conceitos envolvidos nas tarefas. A passagem da prática de conhecimento para o compreender se dá pela consciência. Alcançado pelo processo de transformação de esquemas de ação em noções e em operações. Por uma série de coordenações de conceitos mais complexos, passa do nível de sucesso prematuro para o nível de compreensão conceitualizada. Brincar com os objetos, refletir sobre os resultados e ser desafiado a situações novas, maior é a chance de estar atento aos conceitos envolvidos e alcançar o nível de compreensão conceitualizada.
Uma solução encontrada na educação são os projetos educacionais, aos quais:
#tornam a aprendizagem contextualizada;
#vem do interesse do aluno;
#permitem a integração de situações educacionais que vão além da sala de aula;
#buscam novos conhecimentos, relacionando com o conhecido;
#une a vida e a escola.
A construção , segundo Piaget é aprimorada pela ajuda. O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem, para que o aluno seja capaz de transformar informações em conhecimento, por meio de situações problema, projetos ou atividades que envolvam ações reflexivas.
Segundo Piaget, para que ocorra a aprendizagem no desenvolvimento de um projeto é importante:
● classificar as crianças em seus estágios de desenvolvimento intelectual;
● usar situações-problema;
● como educador dissecar o problema antes, estudando todos os conceitos do problema para saber como questionar as crianças, seu comportamento diante de uma determinada situação apresentando alternativas para mantê-las desafiadas e envolvidas. Essa técnica de avaliação ou interação ficou conhecida como “método clínico”.
Outras leituras foram realizadas e uma delas foi a busca de subsídios no entendimento ao estudo dos sentidos. Não podemos negar que aprendemos pelos sentidos e que cada sentido possui sua função. A aprendizagem resulta do uso
dos sentidos (visão, audição, tato...), porém para que ela realmente aconteça preciso usar do intelecto – necessito pensar, interpretar, comparar, relacionar, criticar, usar a imaginação... Precisamos trabalhar com os dados recebidos, senão apenas recebemos as informações sem nenhum esforço. E o que na maioria das vezes se recebe de graça acaba não tendo valor, apenas passa, não tem significação. É o caso da decoreba - recebo as informações, não busco saber o por quê disto ou daquilo. Não busco sentido no que estou interiorizando, é um ato mecânico.
Outro fator são as aulas expositivas, “o professor fala e o aluno ouve”. Não quer dizer que não a usamos, mas sempre, se torna cansativa, desestimulante... A metodologia construtivista ou participativa torna-se mais trabalhosa, pois desacomoda. Além do querer mudar e assumir do profissional, há um envolvimento maior do aprendiz nas atividades, muitas vezes as idéias se confrontam, acontecem conflitos e exigências... O falar e ouvir, hoje, é a metodologia mais usada, porém necessitamos repensa-la para que o jovem possa interagir, ir a busca do que deseja aprender, opinando, indo a busca de uma aprendizagem significativa.

3 Comments:

At 12:39 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Acho super legal esse teu hábito de compartilhar tuas leituras aqui no blog. Isso enriquece o teu e o nosso trabalho. Aprendo muito com as tuas reflexões.
Bom trabalho.
Beijos
Aline

 
At 5:49 AM, Blogger Verablog said...

Oi Aline! É legal sentir que você está acompanhando minhas postagens. Optei por esta forma de postagem, pois senão quando nos damos conta caimos só nas dificuldades ou no gosto disto, não gosto daquilo...
Abraços Vera

 
At 5:53 AM, Blogger Verablog said...

Oi Aline! É legal perceber que você está acompanhando minhas postagens. Optei por esta forma de postagem, pois senão caimos na rotina do não gosto disto, prefiro isto... assim por diante.
Abraços Vera

 

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