Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Thursday, August 31, 2006

DIFERENCIANDO

Diferenças entre Percepção e Atividade PerceptivaTentarei através do texto de Léa Fagundes expressar algumas idéias em relação ao tema.
A Percepção a qual se refere, está voltada a aprendizagem, a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da inteligência humana.
A tecnologia surgiu como auxílio à produção de novos recursos ao ensino, voltada à aprendizagem. Para auxiliar na aprendizagem surgiram o giz e o quadro negro, os cartazes, fichas, cartões para jogos, o retroprojetor com as lâminas, o projetor e os slides, o mimeografo, o xerox, etc. A tecnologia é aperfeiçoada pelo desenvolvimento da inteligência, vindo a contribuir no processo de construção do conhecimento.
As concepções de aprendizagem, foram baseadas em teorias de ensino paralelas as pesquisas, pois elas não consistiam só na psicologia, na filosofia, na história, na sociologia... com os estudos realizados, foram se aproximando as relações nas diversas área do conhecimento. Nas colocações abaixo se tenta esclarecer um pouco essas visões.
As atividades Perceptivas estão ligadas a variedades de abordagens operantes que comprovam o valor dos estímulos à percepção. Estudiosos como Kafka, Koeller e Wertheimer no século XX, se opuseram aos behavioristas (baseado no comportamentalismo – método que consistia no treinamento diversificados e efetivos em grande escala, próprio da Sociedade industrial), onde começaram a inventar a percepção a partir de novos estudos sobre os órgãos dos sentidos e seu funcionamento. Desenvolveram a teoria Gestalt , enfatizando o cognitivismo numa abordagem inatista, contrária ao behaviorismo. A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo. Que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes). E que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito(Wikipédia).
O Empirismo enfatiza que a origem das Idéias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos(visão, audição, tato, etc.), não está preocupado com a idéia atribuída pela Razão, como ensina o Racionalismo, mas como percebemos determinadas coisas, como chega até nós através dos sentidos.
No paradigma atual as mudanças foram significativas, considera as partes, porém, dentro de uma totalidade, associando a assimilação e retenção dos conteúdos disciplinares trabalhados. O professor é considerado o agente, controlando os resultados, o planejamento, as técnicas... e o aluno é o aprendiz, aquele ao qual aprende.
O construtivismo de Piaget surgiu para integrar nas pesquisas os conhecimentos de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento, ajudando a construir concepções numa visão holística - uma forma de ver e compreender o que está no mundo, fazendo intercambio entre as ciências.
A prioridade em educação é oferecer as melhores condições ao processo de desenvolvimento cognitivo do sujeito, estando atenta às mudanças que surgem nas ciências produzido pela Teoria dos Sistemas Gerais, pelo surgimento da Cibernética, de novas teorias da física, da Biologia, da Lingüística, das teorias da Informação e da Comunicação, de novos modelos Matemáticos de Espaço, da Lógica matemática e, tantos outras formalizações que geram a Era espacial e o desenvolvimento das tecnologias digitais. Vera Frantz

2 Comments:

At 12:54 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Um autor que trabalha também com a educação numa visão mais holística é o Edgar Morin. Acho que vale a pena conferir as obras dele, principalmente o livro "Os sete saberes necessários à Educação do futuro".
Beijos
Aline

 
At 5:40 AM, Blogger Verablog said...

Aline!
Obrigada pela indicação bilbliografica, irei revê-la.
Abraços Vera

 

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