Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Saturday, March 17, 2007

ENDEREÇANDO

A autora Rosa Maria Bueno chama a atenção para o conjunto do processo comunicativo, as formas de linguagem utilizadas e a que público se dirigem as mensagens. A autora refere-se ao público a quem se dirige todo e qualquer comercial, todo e qualquer programa de televisão, filme, matéria de revista ou jornal. Na qual chama de endereçamento, ou melhor de modos de endereçamentos. Constitui-se na busca da publicidade voltada para alguém concreto e real. São efetivadas pesquisas de mercados para desenhar um perfil dos possíveis consumidores e , assim definir as estratégias de criação de um filme ou programa. As estratégias não são produzidas de uma hora a outra, mas sim, uma longa história dos espectadores, de formação de um público.
Um exemplo é o da apresentadora Xuxa que interpela há 20 anos público de todas as idades. Interpretando a gata borralheira, a mãe sofrida, que chora, a Cinderela, da defesa da moralidade, da conversa intima entre o pobre e rico... assim por diante. A artista consegue, mesmo não se simpatizando individualmente com ela, cativar o público pelo seu vasto aparato de cenários e programas, pois tudo é estudado minuciosamente para atingir a mãe, o filho, a tia, os pais... competência que lhe permite endereçar seu show, ora para uns, ora para outros, ou talvez sempre e para todos.

Temos o Programa do Ratinho que usa as artimanhas de “baixarias” e mesmo assim, é levado ao ar com crítica, ajustes, consulta do ibope - o apresentador concede entrevistas em lugares nobres para direcionar sua justificativa a um determinado público, garantindo sempre sua audiência. Usa palavras de baixo nível, crítica políticos, instituições públicas... Realiza uma mistura de problemas sociais, políticos e culturais, atingindo, segundo a autora, todas as camadas sociais, pois não há quem não dê uma espiadinha.
Considerando as diversas colocações expostas pela autora sobre endereçamento, convés enfatizar que o estudo de filmes, de comerciais e programas de televisão a partir dos modos de endereçamento constitui-se em um desafio a quem realiza essa produção, ultrapassando o domínio de regras ou estratégias de linguagem de cinema ou televisão. É associada toda uma tecnologia própria de linguagem, no caso, a linguagem audiovisual, as questões de ordem pessoal, individual, psicológica e principalmente de questões culturais, políticas e sociais mais ampla. Se for comercializado um produto como a coca-cola, cremes de beleza, por exemplo, considera-se que há um endereço para o produto, que existe e, é feito para chegar a alguém, prová-lo, ver, gostar, reconhecer-se. Vera Frantz

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger