Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Sunday, October 15, 2006

RECORDANDO. . .

Uma homenagem às crianças!

Data que comemoramos no dia 12 de outubro.

Não gostaria deixar passar em branco, pois lembro principalmente nesta data do tradicional canto:“Criança feliz”(...). Recordo da alegria com que brincava no balanço, de casinha, com as bonecas, de caçador, Cinco-Maria, carrinho de lomba, fotebol com a turma da escola...

E deixar parte da poesia de Casimiro de Abreu. Poesia que minha mamãe recita freqüentemente para mim, lembrando seu tempo de escola. Ao qual declama com entonação, encantamento, trazendo um brilho especial...

Meus oito anos

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!

(...)

Oh! Dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

(...)

Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeirasDebaixo dos laranjais!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger