Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Monday, October 09, 2006

INCLUINDO

Uma das leituras realizadas no momento se refere aos Portadores de Necessidades Especiais. Foram lidos alguns textos na disciplina PROA 07, aos quais me impulsionou deixar aqui registrado algo sobre o assunto.
Este é um dos assuntos ainda polêmico nos dias atuais, pois há muitos preconceitos sobre as pessoas Portadoras de Necessidades Especial. Há pais, por exemplo, que não admitem que seus filhos considerados "normais", convivam com essas pessoas. Há ainda, rejeição quanto a inclusão destes no trabalho, em escolas regulares de ensino, no esporte, dentre outros, excluindo-os da convivência social.
Inicialmente, devemos pensar que todos nós possuímos alguma deficiência, no caso de possuir dificuldades no raciocínio matemático, não conseguindo sozinho desenvolver um cálculo simples de adição, problemas auditivos, de visão, falta de habilidade para cantar músicas, tocar algum instrumento musical, dançar, fazer certos tipos de esportes, entre tantas outras. Podemos até, poder vir a ter, no caso de um acidente, um distúrbio emocional, etc. Partindo desses fatos, e outros, devemos lançar um novo olhar sobre a concepção de deficiência. Precisamos incluir essas pessoas na sociedade como alguém capaz. Pessoas capazes de trabalhar, de se comunicar, de estudar, de se desenvolver socialmente, contribuindo de forma saudável na comunidade em que vivem – sentindo-se útil e integrado. Porém, essas pessoas necessitam da ajuda de todos, para que ela própria, supere suas limitações, desenvolvendo habilidades e explorando competências. É um assunto que precisamos investir em sua amplitude, para que possamos ajudar frente a casos específicos de certas deficiências especiais, como o caso dos portadores da síndrome de Down, surdos, mudos, etc, buscando subsídios para contribuir de maneira pedagógica e educativa.
Menciono que, quanto mais cedo as crianças portadoras de deficiências especiais forem estimuladas em casa, na escola, no bairro em que vivem e pela sociedade a conviver com os outros, com outras crianças, freqüentando ambientes diversificados, mais cedo superarão suas dificuldades, vindo à busca de sua felicidade.
A inclusão deve ser trabalhada por todos, fazendo parte de nossas vivências. Faça sua parte! Vera Frantz

1 Comments:

At 3:26 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Com certeza aprenderemos muito no trabalho com o PROa07. Já viste o filme do PROA 07? Achei dez.
Beijos
Aline

 

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger