Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Thursday, September 14, 2006

PROJETANDO . . .



ENSINO POR PROJETOS

Estar voltado ao Ensino por Projetos, é estar em busca de uma prática que venha suprir o ensino fragmentado, dando sentido a realidade. É ir em busca de uma práxis que leve em consideração: a aprendizagem significativa; a aprendizagem do educando; as múltiplas interações do aluno com o meio, com outros indivíduos e com o objeto do qual pretende se apropriar; a interação do aluno no seu processo de construção do conhecimento; o conteúdo sendo trabalhado além da forma conceitual, com possibilidades procedimentais e atitudinais; a pluralidade das inteligências e a consideração que o sujeito possui – um espectro de competências a serem desenvolvidas; a necessidade de atuar além das áreas lógico-matemática e lingüística.
Os projetos, devem vir de encontro a ampliação de conceitos, não limitando-os em temas ou à mera junção de atividades programadas e realizadas pelos alunos. Também não podemos reduzir projetos, a mera elaboração de cartazes. Devemos ir além do tema, tornando-o amplo e abrangente.
Um projeto é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo, a partir da realização de ações e suas articulações. Podemos imaginar o projeto como algo virtual, como aquilo que não se opõe ao real, mas simplesmente não é atual, está por vir e ainda não está presente. Ainda, podemos dizer que é um sonho, um projetar, uma vontade de conhecer mais, é investigar sobre um assunto.
Os projetos ampliam em muito as possibilidades de trabalhar com os conteúdos, indo além da forma conceitual e articulando diferentes áreas do conhecimento. Permite a vontade de conhecer mais, indo a busca do desconhecido.Reflete o construtivismo, por ser considerado que o foco de interesse partiu do aluno e que ele tenha tido algum conhecimento sobre o assunto; portanto, já possui ”esquemas” que deverão ser mudados no decorrer da pesquisa.Os projetos, na realidade são verdadeiras fontes de investigação e criação, que passam sem dúvida por processos de pesquisa, aprofundamento, análise, depuração e criação de novas hipóteses, colocando em prova a todo o momento as diferentes potencialidades dos elementos do grupo, assim como as suas limitações. Tal amplitude neste processo faz com que os alunos busquem cada vez mais informações, materias, detalhamento,etc., fontes estas de constantes estímulos no desenrolar do desenvolvimento de suas competências. Um dos objetivos que se pretende atingir no trabalho com projetos é a integração das disciplinas e dos diferentes saberes das várias áreas do conhecimento. Integração esta que ocorre por parte dos integrantes do processo de ensino-aprendizagem (professores e alunos), embora tratando da mesma temática, sirvam de subsídio para que cada aluno realize mentalmente sua própria integração.
O projeto, além de uma possível aquisição de conhecimento voltado especificamente a um determinado foco, possui grandes possibilidades de mediar outras formas de aprendizagem, além da clássica - possui a possibilidade de desenvolver outras competências, tais como: as pessoais (inter e intra), a pictórica, a musical, etc.

Como podemos notar, o projeto se bem trabalhado poderá auxiliar a formação de um aluno integral, não se limitando a uma ou outra competência privilegiada, mas às múltiplas inteligências, defendida pelo teórico Gardner. Vera frantz

3 Comments:

At 11:18 AM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá meninas!
Passem no wiki para ver o que eu e a Fernada postamos para vocês no wiki.
Bom final de semana!
Beijos
Aline

 
At 8:26 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Gostei bastante das tuas reflexões sobre o trabalho com projetos.

Bom feriado.
Beijos
Aline

 
At 10:46 AM, Blogger Verablog said...

Olá Aline! Não deixei de ler seus comentários. Abraços!! E não deixe de passar por aqui.

 

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger