Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Wednesday, October 11, 2006

FALANDO

Falando um pouco sobre Currículo escolar...
Currículo escolar, como o próprio nome diz, é tudo que faz parte da vida da escola. Podemos nos referir dizendo que são todas as ações planejadas ou não que ocorrem no tempo e espaço escolar. O currículo envolve tudo o que realizamos. É o que está implícito e explícito em nossas atitudes, ações e produções. O conteúdo faz parte desse processo na construção do currículo na escola. Através deles que devemos buscar desenvolver o que é significativo para a vida de nossos educandos. Trabalhar assuntos que venham complementar o que se aprende em casa, partindo do que a criança, o adolescente sabe, ampliando a busca do saber. Trabalhando o conhecimento popular, buscando através da pesquisa cientifica suas explicações. Possuímos currículos conservadores, onde muitas ações não passam por discussões, sendo planejados por um pequeno grupo de pessoas, já outros são discutidos, avaliados, reavaliados, buscando acertos. São mais flexíveis, possíveis de mudanças. Com isso, deixa-se claro que nele perpassam valores, ideologias,comportamentos, atitudes, identidades.
Portanto, o currículo é um espaço de lutas e de conflitos que põem em movimento ações dos diferentes significados sobre o social e o político. Nesse espaço, grupos expressam, através dos saberes e dos discursos, sua visão de mundo, seu projeto social e sua verdade sobre as coisas. Vera Frantz

2 Comments:

At 3:49 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Lendo a tua postagem, lembrei de um trecho de um texto do Maturana...
"Uma educação que nos leve a atuar na conservação da natureza, a entendê-la para viver com ela e nela sem pretender dominá-la, uma educação que nos permita viver na responsabilidade individual e social que afaste o abuso e traga consigo a colaboração na criação de um projeto nacional em que o abuso e a pobreza sejam erros que se possam e se queiram corrigir, esta sim serve para o Chile e para os chilenos."
Aí me pergunto será que nossos currículos atendem nossas necessidades enquanto nação?

Beijos
Aline

 
At 3:53 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Esqueci de colocar a referêrncia...
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 1998.
Considero uma boa leitura.
Boa semana!
Beijos
Aline

 

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger