Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Thursday, April 26, 2007

PROPONDO..... .

PROPOSTA DE ROTEIRO PARA ANÁLISE DE PRODUTOS TELEVISIVOS:
cinema, TV e vídeo
É importante numa análise televisiva, observar algumas questões ao qual elencamos abaixo:

Pergunta nº 01: Que tipo de programa é esse?
Ao ser escolhido o programa, deverá ser analisado de que tipo de programa se trata. Qual seu gênero?
a) ficção, seriado, telenovela, minisérie, caso especial;
b) programa da área de telejornalismo: um telejornal, um documentário, uma reportagem especial;
c) ou humor;
d) ou um produto publicitário: comercial isolado ou se trata de uma peça num conjunto ou seqüência;
e) ou é uma campanha institucional ou um programa instrucional, didático;
f) ou um programa de entrevistas; um talk show.

AO CLASSIFICAR O PRODUTO ANALISAR:
• Quais os limites entre realidade e ficção, entre fantasia e realidade no programa?
• De que modo sua estruturação e sua narrativa lidam com esses dois elementos básicos de narrativa?
• Em que momentos reais do episódio os atores estiveram realmente envolvidos com o acontecimento ao qual estão querendo enfocar?
• Atenção às características específicas de cada tipo de programa.

Pergunta nº 02: Quais os objetivos desse artefato em relação ao público alvo? Quais suas estratégias de veiculação? A quem “se endereça”? (de que modo é divulgado ou comentado pela Internet, revistas, TV); identificar a emissora(tv a cabo ou Canal Aberto), horário de veicular, a periodicidade(especial, diário, semanal); estratégias usadas para falar a um determinado público, ao adolescente(meninos, meninas), camada popular, mulheres das camadas médias, assim por diante.

Pergunta nº 03: Qual a estrutura básica do programa?
♦ tempo total do programa e duração de cada parte, bloco ou segmento que o compõem.
♦ Dependendo do produto, poderá se fazer uma espécie de curva na construção do programa e de cada segmento. Como por exemplo: Existiria ali a linearidade de introdução, desenvolvimento e conclusão? Quais os pontos altos do programa, em termos de dramaticidade, de envolvimento do espectador?

Pergunta nº 04: Afinal, de que trata esse programa? Quem fala e de que lugar?
Procurar identificar uma possível temática e aqueles que falam no programa.
# Quais os principais temas em jogo nesse artefato cultural?
# De que lugar social ou individual essas pessoas falam?
# Qual a especificidade desses personagens, locutores, convidados, participantes (ou seja, o que será que faz “estar ali”?).

Pergunta nº 05: Com que linguagem se faz este produto?
Fala-se de todos os recursos utilizados pela linguagem audiovisual.

☻Como se dá a distribuição do texto em relação às imagens? O que caracteriza a sonorização do programa, como ela marca a narrativa?
☻Como os diferentes espaços(cenários) se entrelaçam para comunicar algo?
☻Como caracterizar o texto das falas e diálogos (refiro-me ao material lingüístico propriamente dito)?
☻Como pode ser descrita a “sintaxe” das seqüências narrativas: ou seja, como se vão encadeando as imagens uma às outras(o que caracteriza a “edição” das imagens e sons) ?
☻De que modo um (ou mais) personagem conduz as seqüências?
☻Como se poderia caracterizar o ritmo do programa, a velocidade das imagens, o tempo das seqüências?
☻E os planos – como se constrói o programa com relação ao tipo de planos (primeiros planos, detalhes, planos médios, panorâmicos, etc)?

Pergunta nº 06: Que relações fazer entre esse artefato da mídia e outros problemas, teorias ou temáticas de interesse para a educação?

► Que outras idéias, observações, relações, podem ser levantadas a partir do que se viu, ouviu e sentiu diante das imagens e sons, palavras e emoções, informações e sensações presentes no programa escolhido?
► Como estabelecer relações entre o pedagógico escolar e o pedagógico da mídia, no produto em questão?
► Que discursos e representações culturais e sociais estão em jogo nesses materiais?
► Que teorias do campo da Ciências Humanas e sociais podem ser relacionadas ao que é mostrado nesse material?

Perguntas como essas são feitas para orientar possíveis debates, reflexões e elaborações, suscitadas por todo o trabalho feito em relação ao filme, programa da TV,desenho animado como qualquer outro programa.
Referência Bibliográfica: Fischer, Rosa Maria Bueno.Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. 3ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006(p. 90 a 109)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger