Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Wednesday, September 20, 2006

HISTORIANDO . . .

Registrando um pouco da história de nosso povo riograndense,
o conhecido GAÚCHO.
20 de setembro

“ O gaúcho não é um tipo étnico racial, fruto do cruzamento eventual de portugueses e espanhóis com os índios do Cone Sul da América. Houve gaúchos autênticos que foram portugueses. Outros, espanhóis, outros, índios puros, guaranis ou m’baias. Alguns foram negros. No Rio Grande do Sul são conhecidos, ao longo da História, gaúchos de sangue alemão, de sangue italiano e até mesmo gaúchos judeus e gaúchos descendentes de árabes.” (Antonio Augusto Fagundes)

HINO RIOGRANDENSE
Letra: Francisco Pinto da Fontoura
Música: Joaquim José Mendanha

Como a aurora precursora
Do farol da divindade,
Foi o vinte de setembro

O precursor da liberdade.

Estribilho:
Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo;
Povo que não tem virtude,
Acaba por ser escravo.

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

Maiores informações sobre Revolução Farroupilha, História do Rio Grande do Sul,
Cultura Gaúcha, culinária, Indumentária , entre outra curiosidades, podemos
encontrar no site:
http://www.pampasonline.com.br/Gauchosite/revolucao_farroupilha.htm

Thursday, September 14, 2006

PROJETANDO . . .



ENSINO POR PROJETOS

Estar voltado ao Ensino por Projetos, é estar em busca de uma prática que venha suprir o ensino fragmentado, dando sentido a realidade. É ir em busca de uma práxis que leve em consideração: a aprendizagem significativa; a aprendizagem do educando; as múltiplas interações do aluno com o meio, com outros indivíduos e com o objeto do qual pretende se apropriar; a interação do aluno no seu processo de construção do conhecimento; o conteúdo sendo trabalhado além da forma conceitual, com possibilidades procedimentais e atitudinais; a pluralidade das inteligências e a consideração que o sujeito possui – um espectro de competências a serem desenvolvidas; a necessidade de atuar além das áreas lógico-matemática e lingüística.
Os projetos, devem vir de encontro a ampliação de conceitos, não limitando-os em temas ou à mera junção de atividades programadas e realizadas pelos alunos. Também não podemos reduzir projetos, a mera elaboração de cartazes. Devemos ir além do tema, tornando-o amplo e abrangente.
Um projeto é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo, a partir da realização de ações e suas articulações. Podemos imaginar o projeto como algo virtual, como aquilo que não se opõe ao real, mas simplesmente não é atual, está por vir e ainda não está presente. Ainda, podemos dizer que é um sonho, um projetar, uma vontade de conhecer mais, é investigar sobre um assunto.
Os projetos ampliam em muito as possibilidades de trabalhar com os conteúdos, indo além da forma conceitual e articulando diferentes áreas do conhecimento. Permite a vontade de conhecer mais, indo a busca do desconhecido.Reflete o construtivismo, por ser considerado que o foco de interesse partiu do aluno e que ele tenha tido algum conhecimento sobre o assunto; portanto, já possui ”esquemas” que deverão ser mudados no decorrer da pesquisa.Os projetos, na realidade são verdadeiras fontes de investigação e criação, que passam sem dúvida por processos de pesquisa, aprofundamento, análise, depuração e criação de novas hipóteses, colocando em prova a todo o momento as diferentes potencialidades dos elementos do grupo, assim como as suas limitações. Tal amplitude neste processo faz com que os alunos busquem cada vez mais informações, materias, detalhamento,etc., fontes estas de constantes estímulos no desenrolar do desenvolvimento de suas competências. Um dos objetivos que se pretende atingir no trabalho com projetos é a integração das disciplinas e dos diferentes saberes das várias áreas do conhecimento. Integração esta que ocorre por parte dos integrantes do processo de ensino-aprendizagem (professores e alunos), embora tratando da mesma temática, sirvam de subsídio para que cada aluno realize mentalmente sua própria integração.
O projeto, além de uma possível aquisição de conhecimento voltado especificamente a um determinado foco, possui grandes possibilidades de mediar outras formas de aprendizagem, além da clássica - possui a possibilidade de desenvolver outras competências, tais como: as pessoais (inter e intra), a pictórica, a musical, etc.

Como podemos notar, o projeto se bem trabalhado poderá auxiliar a formação de um aluno integral, não se limitando a uma ou outra competência privilegiada, mas às múltiplas inteligências, defendida pelo teórico Gardner. Vera frantz

Friday, September 08, 2006

ORGANIZANDO . . .


Na semana que passou e nesta, estive organizando e realizando as atividades não vencidas nas semanas anteriores. Também, trabalhei nas atividades em andamento e abertas neste período. Achei excelente esse prazo para a organização das atividades pendentes proposto pelos professores responsáveis pelo Curso.
As leituras têm acrescentado muito para o entendimento mais abrangente de conceitos novos enfatizados. Um dos maiores desafios no momento, está sendo entender a aplicabilidade do "Vê Epistemológico". Tentarei resumidamente deixar registrado aqui a que se refere.

O Vê Epistemológico é o instrumento indicado para ajudar na organização de uma pesquisa, refletindo sobre os elementos que a constituem: a teoria, a qual esta baseada a investigação - incluido ai, os conceitos que se pretende trabalhar e, a metodologia de pesquisa a que irá desenvolver. A Metodologia é a explicação detalhada e exata de toda ação desenvolvida no trajeto do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou. Esses dados são reconstruções da experiência. Sendo o primeiro chamado de domínio conceitual e o segundo, domínio metodológico. O V , é uma prescrição pedagógica usada para representar o processo de produção do conhecimento, destacando a interação entre o pensar e o fazer, não esquecendo a relação que existem entre um e outro domínio.

Thursday, September 07, 2006

INTERLIGANDO



Este é o link de minha página pessoal, para interligar à página criada na Oficina Aplicativos Básicos, do PROA 11. Neste Wiki, contém o registro da realização do inventário dos conhecimentos sobre o uso dos ambientes e as ferramentas trabalhadas. Nesta página tentei inicialmente, experimentar o uso dos conhecimentos que tenho, ousando no inicio da página a aplicabilidade.
Venham conhecê-lo, clicando no endereço abaixo:
http://Proa11oficinadeaplicativosinventario01.pbwiki.com/VeraFrantz

Saturday, September 02, 2006

DISTINGUINDO

Projeto de Aprendizagem X Projeto de Pesquisa
Quando nos referimos à projetos, estamos pensando na construção de novos conhecimentos.
Para aprender o que se deseja pesquisar deve haver a curiosidade naquilo que pretendemos aprofundar, levantando dúvidas de forma que motive para a busca de respostas mais esclarecedoras. A aprendizagem deve estar centrada na compreensão, assimilando o que pesquisamos e, na autoria, de modo que o sujeito seja capaz de expressar por escrito o entendimento sobre o que pesquisou, realizando suas intervenções.
De forma genérica Projeto de aprendizagem e Projeto de Pesquisa não teriam diferenças, porém detendo-se nas leituras percebe-se que ambos possuem similaridades e confluências distintas. Vejamos:
#Aprendizagem por Projetos e . Projetos de Pesquisa:
#trabalho individual e em cooperação entre alunos e professores
.trabalho individual e coletivo
#pesquisa voltada a realidade do aluno
.o sujeito escolhe o contexto da pesquisa: fatos sociais, realidade vivida...
#parte da curiosidade, do desejo, da vontade
.parte de indagações, da compreensão do novo, elaborando novas interpretações e contribuições
#as decisões são heterárquicas (envolve os diferentes segmentos no processo educacional)
.as decisões são do pesquisador ou da equipe
#as regras são elaboradas em consenso entre alunos e professores
.as regras são elaboradas pelo pesquisador ou a equipe
#o paradigma está voltado a construção do conhecimento
.o pesquisador determina o paradigma. A exigência é a apropriação teórica ampla.
#o professor é o problematizador, o orientador
.o professor e o aprendiz são os pesquisadores
#o aluno é o agente
.O aluno participa como sujeito, eventualmente atua na pesquisa proposta pelo pesquisador; a pesquisa é acadêmica com teorias formais, atendendo o aprender a pensar.
Considerando o exposto acima, podemos dizer que o projeto de pesquisa é desenvolvido dentro de uma formalização acadêmica, voltada à pesquisa científica, sendo sua compreensão mais detalhada, aprofundada. Porém, a aprendizagem por projetos foi pensada numa metodologia voltada ao trabalho de sala de aula, ajudando o aluno no desenvolvimento do pensamento, na sistematização e organização das idéias, no despertar da curiosidade e criando experiências para futuras pesquisas acadêmicas.
Nesta perspectiva, o trabalho do professor deverá estar voltado a:
▪ instigar a pesquisa no aluno(a);
▪ criar condições favoráveis que ajudem o aluno a pensar;
▪ analisar e interpretar as vivências dos alunos.
▪ conhecer bibliografias diversificadas, indicando-as a escola para que investa na compra de livros e materiais de pesquisa, enriquecendo o acervo bibliográfico da biblioteca escolar;
▪ manter-se um eterno pesquisador para que se mantenha vivo o pensar e a necessidade de ir a busca do novo.
Uma pesquisa poderá surgir de problematizações vivenciadas no dia-a-dia, de uma curiosidade, de uma necessidade, etc. Podemos dar inicio a uma pesquisa com ajuda de um diário de anotações, registrando nele fatos e pensamentos, relatando experiências, novidades, formulando e descartando idéias, argumentando e contra argumentando,... enfim registrando o que interessar para dar impulso a busca de novos conhecimentos.

Powered by Blogger