Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Saturday, September 02, 2006

DISTINGUINDO

Projeto de Aprendizagem X Projeto de Pesquisa
Quando nos referimos à projetos, estamos pensando na construção de novos conhecimentos.
Para aprender o que se deseja pesquisar deve haver a curiosidade naquilo que pretendemos aprofundar, levantando dúvidas de forma que motive para a busca de respostas mais esclarecedoras. A aprendizagem deve estar centrada na compreensão, assimilando o que pesquisamos e, na autoria, de modo que o sujeito seja capaz de expressar por escrito o entendimento sobre o que pesquisou, realizando suas intervenções.
De forma genérica Projeto de aprendizagem e Projeto de Pesquisa não teriam diferenças, porém detendo-se nas leituras percebe-se que ambos possuem similaridades e confluências distintas. Vejamos:
#Aprendizagem por Projetos e . Projetos de Pesquisa:
#trabalho individual e em cooperação entre alunos e professores
.trabalho individual e coletivo
#pesquisa voltada a realidade do aluno
.o sujeito escolhe o contexto da pesquisa: fatos sociais, realidade vivida...
#parte da curiosidade, do desejo, da vontade
.parte de indagações, da compreensão do novo, elaborando novas interpretações e contribuições
#as decisões são heterárquicas (envolve os diferentes segmentos no processo educacional)
.as decisões são do pesquisador ou da equipe
#as regras são elaboradas em consenso entre alunos e professores
.as regras são elaboradas pelo pesquisador ou a equipe
#o paradigma está voltado a construção do conhecimento
.o pesquisador determina o paradigma. A exigência é a apropriação teórica ampla.
#o professor é o problematizador, o orientador
.o professor e o aprendiz são os pesquisadores
#o aluno é o agente
.O aluno participa como sujeito, eventualmente atua na pesquisa proposta pelo pesquisador; a pesquisa é acadêmica com teorias formais, atendendo o aprender a pensar.
Considerando o exposto acima, podemos dizer que o projeto de pesquisa é desenvolvido dentro de uma formalização acadêmica, voltada à pesquisa científica, sendo sua compreensão mais detalhada, aprofundada. Porém, a aprendizagem por projetos foi pensada numa metodologia voltada ao trabalho de sala de aula, ajudando o aluno no desenvolvimento do pensamento, na sistematização e organização das idéias, no despertar da curiosidade e criando experiências para futuras pesquisas acadêmicas.
Nesta perspectiva, o trabalho do professor deverá estar voltado a:
▪ instigar a pesquisa no aluno(a);
▪ criar condições favoráveis que ajudem o aluno a pensar;
▪ analisar e interpretar as vivências dos alunos.
▪ conhecer bibliografias diversificadas, indicando-as a escola para que investa na compra de livros e materiais de pesquisa, enriquecendo o acervo bibliográfico da biblioteca escolar;
▪ manter-se um eterno pesquisador para que se mantenha vivo o pensar e a necessidade de ir a busca do novo.
Uma pesquisa poderá surgir de problematizações vivenciadas no dia-a-dia, de uma curiosidade, de uma necessidade, etc. Podemos dar inicio a uma pesquisa com ajuda de um diário de anotações, registrando nele fatos e pensamentos, relatando experiências, novidades, formulando e descartando idéias, argumentando e contra argumentando,... enfim registrando o que interessar para dar impulso a busca de novos conhecimentos.

1 Comments:

At 1:29 PM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá!
Realmente é importante termos claro as diferenças entre PA e PP. É necessário saber as diferenças para poder transitar entre as diferentes formas de trabalhar com projetos.

Boa semana!
Beijos
Aline

 

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger