Minhas Anotações

Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem"

Friday, September 08, 2006

ORGANIZANDO . . .


Na semana que passou e nesta, estive organizando e realizando as atividades não vencidas nas semanas anteriores. Também, trabalhei nas atividades em andamento e abertas neste período. Achei excelente esse prazo para a organização das atividades pendentes proposto pelos professores responsáveis pelo Curso.
As leituras têm acrescentado muito para o entendimento mais abrangente de conceitos novos enfatizados. Um dos maiores desafios no momento, está sendo entender a aplicabilidade do "Vê Epistemológico". Tentarei resumidamente deixar registrado aqui a que se refere.

O Vê Epistemológico é o instrumento indicado para ajudar na organização de uma pesquisa, refletindo sobre os elementos que a constituem: a teoria, a qual esta baseada a investigação - incluido ai, os conceitos que se pretende trabalhar e, a metodologia de pesquisa a que irá desenvolver. A Metodologia é a explicação detalhada e exata de toda ação desenvolvida no trajeto do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou. Esses dados são reconstruções da experiência. Sendo o primeiro chamado de domínio conceitual e o segundo, domínio metodológico. O V , é uma prescrição pedagógica usada para representar o processo de produção do conhecimento, destacando a interação entre o pensar e o fazer, não esquecendo a relação que existem entre um e outro domínio.

1 Comments:

At 10:16 AM, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Vera!
Gostei das tuas reflexões sobre o VÊ... Farei comentários no wiki do PROA06.

Boa semana!
Beijos
Aline

 

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger